
Visão geral sobre o sistema Ying Jow Pai
A águia é o rei do céu. Com força, garras afiadas e a mente indomável de um feroz predador, ele pode matar quase qualquer outro animal, independentemente de tamanho ou força. Ele entende e sabe como usar seu poder, e seus movimentos são suave, versáteis e perfeitamente coordenados. Se você for como uma águia, poderá vencer qualquer lutador.
O Sistema Garra de Águia emprega uma combinação de força interna e externa e pode ser aplicada igualmente para ataque e defesa. A garra em si é uma ação de agarrar, empregando os dedos para simular a garra de uma águia.
O uso da garra para atacar pressionando pontos é exclusivo do Garra de Águia. Alguns outros sistemas usam uma técnica similar, mas o conhecimento veio originalmente do Garra de Águia.
Um lutador do Garra de Águia desenvolver um agudo senso de toque para que, assim que ele sente o contato ele pode usar a garra para ganhar o controle do oponente. Esta técnica chama-se “Sau chi sau mo chu jau” que quer dizer:” Mãos tocam mãos, para onde for”- se o inimigo tocar em você, você pode leva-lo imediatamente para sua vantagem. Assim que você sente o toque, você pode prendê-lo em uma garra inescapável. O Ying Jow Pai Garra de Águia inclui ainda socos, chutes rápidos, varridas e outros golpes de longo alcance.
Todos são realizados muito próximos ao seu oponente: “Gin sau, yahp sau, sau cow sau”. (Veja a mão, mão por dentro da mão, mão trava mão), assim você ganha o controle sobre seu oponente muito perto. Muitos estilos perdem seu poder, mas o garra de águia está mais forte.
Isto é importante para um mestre de Kung fu ensinar seu aluno praticar corretamente. Se um estudante tolo considera que a pratica do Kung fu não mais que uma dança ou exercício, ele só está perdendo tempo e energia. Sem uma abordagem séria, não obterá resultado. Quando você treina seriamente, você constrói um ch’i, punhos, pernas, dedos e palmas fortes. Você também deve aprimorar os sentidos e desenvolvendo visão afiada, audição aguçada, toque sensível e reações rápidas. O Kung fu não pode ser ensinado em um dia ou um mês, somente com muitos anos de dedicada prática. O Ying Jow Pai praticando nos dias atuais como defesa pessoal eficaz e com total controle técnico, para o condicionamento físico e manutenção da saúde.
Texto retirando do livro: The Secrets of Eagle Claw Kung Fu: Ying Jow Pai
Site Sifu Anderson Robert: http://avatarkungfu.com.br/
Site Sifu Thomas Torres(Porto Rico) http://yingjowpaipr.com/
General Yuè Fēi
O estilo Garra de Águia (Ying Jau ) tem sua origem no norte da China, onde foi arduamente treinado pelas tropas do lendário General Yuè Fēi , em cantonês: Ngok Fei), fundador do estilo.
Yuè Fēi nasceu em uma família de agricultores em 24 de março de 1.103 na província de Henan. Órfão de pai, foi educado por seu padrinho Chow que, além das matérias escolares, lhe ensinou técnicas de Kung-Fu que aprendeu no Templo de Shaolin. Dentre os treinamentos de Yuè Fēi, faziam parte: arquearia, lança, práticas internas de Qi Gong e técnicas de chaves e torções (Qín Ná), que foram incorporadas no estilo que criara, o Garra de Águia.
Após tornar-se general, Yue Fei venceu diversas batalhas, tornando-se ícone de lealdade e força. A ele também é atribuída a criação das modalidades internas Xingyiquan e Baduanjin, usadas para a saúde, resistência e força de seus oficiais. A grandeza do general despertou a inveja de muitos. Sofreu calúnias e foi injustamente condenado à morte em 1.143. Após executado, seus soldados foram perseguidos e por isso mantiveram-se no anonimato. O estilo Garra de Águia só foi novamente revelado mais tarde pelo Monge Lai Chyun, que uniu suas técnicas à do estilo que praticava, o Fan Zi Kyun - Punho Giratório), que se caracteriza por ataques e defesas rápidas com os punhos.
Hoje em dia, o Garra de Águia é um dos estilo mais pratico no mundo, nos Estados Unidos temos um dos maiores mestre de Ying Jow Pai, Leung Shum ainda em atividade e coordenando todo sua equipe de professores no Mundo.
