
Shuai Jiao
Shuai jiao (chinês: shuāijiāo; Wade-Giles: shuai-chiao), é um estilo de luta livre tradicional antigo originado na China há mais de quatro mil anos. Apresentando técnicas de projeções e quedas seguidos de golpes traumáticos, de acordo com o mestre Daniel Weng, é o mais antigo dos estilos de Kung Fu, é a arte de projeções.
Shuai Chiao é uma palavra composta que significa respectivamente "arremesso e chifres" (o termo também é empregado na China para designar práticas modernas de wrestling). Quando os primeiros adeptos da arte de arremessos do Kung Fu se enfrentavam, eles usavam capacetes com chifres. Os combates lembravam embates entre animais. Segundo historiadores, as artes japonesas como o Judô, o Jiu-Jitsu e o Sumô têm sua origem nos arremessos da luta livre chinesa e na arte chinesa de torções e imobilizações (Chin Na). Entretanto o shuai jiao se diferencia das artes marciais não apenas por seus arremessos rápidos como pelas técnicas de amortecimento de queda. Os adeptos da luta livre chinesa aprendem a cair numa posição fetal que minimiza os efeitos da queda e protege de eventuais golpes traumáticos enquanto o lutador está caído. Há várias escolas de shuai jiao sendo que algumas praticam luta no chão e golpes traumáticos.
Os arremessos do Shuai chiao visam colocar o oponente fora de combate, pois os mestres afirmam que é mais difícil se recuperar de uma queda do que de socos e chutes as quedas da luta livre chinesa usam o princípio da alavanca para retirar o adversário do seu centro de gravidade e conseqüentemente arremessá-lo ao chão.
O shuai jiao foi desenvolvido para projetar um adversário de modo que ele não consiga amortecer a queda. A luta livre chinesa dá ênfase à técnica e a sensibilidade ao invés da força bruta.
História
Acredita-se que o shuai jiao tenha sido criado pelo lendário Jakus-Shu, e chegou na China através da Mongólia há mais de quatro mil anos. Surgiu do jiao di (Wade-Giles: chiao ti) antiga luta onde os guerreiros combatiam corpo-a-corpo em lutas de agarramento e quedas. Por tradição os guerreiros usavam um elmo com afiados chifres que eram arremetidos contra o oponente. Muitas vezes as lutas causavam a morte de seus contendores.
Como todos os sistemas de luta chinesa, era originariamente uma luta bastante popular e seus combates não tinham regras específicas, levando eventualmente os combatentes à morte.
A partir do final do século XIX foram introduzidas regras para competição esportiva. Actualmente tornou-se um desporto de competição na China e um dos mais praticados.
Estilos
Existem vários estilos de Shuai Jiao, mas os mais desenvolvidos são o Mongolian, o Tientsin, o Peking e o BaoDin (Pao Ting). O estilo Tientsin usa muito os braços soltos para testar o adversário e para sentir quando há uma chance de aplicar uma técnica.
Os movimentos do estilo Peking são menores, enfatizando o contato e mantendo as mãos do adversário a uma distância. O uniforme no estilo Peking é bem justo o que torna mais difícil agarrá-lo. O estilo BaoDin é o mais famoso, e é distinguido por seus movimentos mais largos e por sua velocidade e força ao desenvolver suas técnicas.
Em vez de testar o adversário no estilo BaoDin, tenta-se usar uma técnica eficaz. O estilo BaoDin é também conhecido como Kuai Chico (luta rápida) ou Shuai Kuai (derruba rápido).

